sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[ENTREVISTA] Tammy Luciano

Oi Gente!

Hoje trago para vocês a entrevista que fiz com a nossa homenageada da semana, a autora (fofíssima e queridíssima!) Tammy Luciano.






Capa & Título - Porque você resolveu ser escritora? 

Tammy Luciano - Sempre gostei muito de livros. Quando ainda criança, brinquei anos de escolinha. Nas férias, tinha uma escola funcionando na minha casa. “Trabalhava” nas férias como responsável pelos estudos dos vizinhos e amigos, e aproveitava para estudar também... RS Oficialmente, resolvi primeiro ser atriz. Me apaixonei ainda mais pela escrita através do teatro, porque enquanto atuava, escrevia peças, poemas e crônicas... Cursei Artes Cênicas na adolescência e decidi fazer faculdade de jornalismo, por achar que seria a carreira mais próxima do caminho da escrita que desejava seguir. Naturalmente, acabei descobrindo a possibilidade de ser autora de livros e em 2003 saiu meu primeiro livro, ‘Fernanda Vogel na Passarela da Vida’.

C & T - Porque escrever para jovens? O que te atrai nesse público? 

Tammy - Gosto do universo de descobertas e questionamentos dos jovens. Meu trabalho foi  direcionado para esse público. Escrevi muitas peças de teatro jovem, poesias em que os sentimentos estão aflorados e intensos, gosto de me jogar nos meus textos... Um amigo comentou outro dia: “Suas personagens nunca são casadas, não vão ter filhos?” Gosto mais de escrever sobre o período de amizades do final da adolescência, da época de universidade e na fase da busca do grande amor. Isso não foi e nem é pensado. Quando paro para começar uma história, percebo rapidamente que a personagem será uma garota jovem.

C & T - O que você acha da entrada da literatura jovem estrangeira no Brasil? Como é ter sua literatura convivendo com esses livros? 

Tammy - Acho que o jovem deve ler, independente de ser literatura nacional ou não. Claro que torço muito pela valorização da nossa, mas fico feliz ao ver essa galerinha lendo sem parar, apaixonada por séries, curtindo um autor, trocando ideias sobre um determinado livro. No Brasil, vemos tanta futilidade recebendo atenção, que, quando vejo um livro dominando o pensamento das pessoas, comemoro. Tem espaço para todo mundo. O livro internacional é muito valorizado sim, muitas vezes o leitor gasta dinheiro com um livro estrangeiro que não conhece o autor, mas não quer comprar o livro de um autor brasileiro que está sendo super elogiado. Mas não fico focando meu pensamento nisso.  Sempre tive na minha cabeça que devo trabalhar para quem gosta do que faço e para quem quer me acompanhar. As evoluções do mercado caminham para não ter essa de livro nacional ou internacional, mas sim livro bom ou ruim.

C & T -  Mila é uma garota terrível e ao mesmo tempo interessante. De onde você buscou inspiração para escrever "Sou toda errada!? 

Tammy - É curioso uma vilã me permitir tantas alegrias. Inicialmente, tive um certo receio do livro não ser aceito, mas eu precisava falar da futilidade e de garotas jovens capazes de tudo. Elas precisam aparecer, se acham as tais, cheias de arrogância, competição e raiva. Também queria um livro que fugisse do comum e tivesse um diferencial para ser notado. Por que não a mocinha ser vilã? Nas histórias, o foco centraliza na menina boa da história e a vilã poucas vezes tem chance de dizer o que pensa. Quis dar essa voz para uma vilã, detalhando os passos da história da pessoa menos legal. Escrevia chocada com as atitudes da Mila e tentei em alguns momentos deixá-la mais doce, mas suas maldades me surpreendiam e, sem sentir, me via escrevendo que ela cometera mais algum crime emocional. A personagem mente muito e confesso que alguns dias cansava acompanhar todo o seu declínio. A Mila pode ser o exemplo de uma pessoa que mergulha na própria loucura, mas ela nasceu tão por acaso: um amigo comentou sobre uma ex-namorada maluca e eu saí conversando com pessoas do meu convívio sobre términos de namoro. Muita gente sai de si quando termina um relacionamento. Eu não me identifico com a Mila, sempre fui de seguir em frente, chorava algumas vezes, mas seguia a vida e a Mila simplesmente não aceita a morte do relacionamento e faz “Tudo Errado” para continuar no controle da vida.

C & T -  "Sou toda errada" traz várias situações da vida de uma adolescente, típica idade dos seus leitores. Como você vê o retorno deles em relação ao livro? Existem muitas "Milas" por aí? 

Tammy - Eu recebo um retorno muito bacana dos leitores. Achei que apanharia por escrever sobre uma vilã tão ruim, preconceituosa e malvada, mas as pessoas receberam muito bem o livro. Foi um desafio pessoal enorme lançar um livro em que a mocinha simplesmente não presta, não é nada politicamente correta e tem tantos defeitos que a fazem ser um mau exemplo. Recebo muitas mensagens queridas. No começo, pessoas achavam que a Mila representava uma quase biografia minha, mas passado esse engano, recebo muitos recados avaliando o livro de maneira positiva. Muita gente tem dito que fui corajosa ao publicar um livro forte. Outras pessoas dizem que a Mila mexeu muito com eles. Algumas vezes leitoras dizem se reconhecer, agiram assim com o ex e conseguem avaliar sua atitude e refletir. Essa é minha maior vontade com a escrita, conseguir fazer as pessoas pensarem e - porque não? - incomodar mostrando uma garota fútil, arrogante que se acha o máximo, quando ainda tem muito que aprender com a vida. Ah, acredito que existam sim muitas Milas. Muitas cenas do livro, vi acontecer na minha frente. Momentos em que a pessoa se acha melhor, acha que pode tudo e é capaz de qualquer coisa para sair por cima.

C & T -  Qual livro você está lendo no momento e qual você indica para os leitores do Capa & Título? 

Tammy - Estou lendo Pequenas Epifanias do Caio Fernando Abreu. Lendo o livro, descobri a paixão do autor por Frida Kahlo, pintora que eu amo. Aqui na minha casa tenho quadro, livros, camiseta e muita coisa de Frida. Adoro flores no cabelo por sua causa. E amei saber que o Caio, que eu também adoro, era apaixonado por ela. É tão interessante isso, descobrir o universo do autor, seus pensamentos. Caio Fernando é sempre uma ótima leitura. Eu indicaria os livros dos meus amigos do Novas Letras - Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego e Patrícia Barboza - são autores jovens, da nova geração de escritores, mas vêm de carreiras de muitos anos, são talentosos, comprometidos com a literatura e sabem o que estão fazendo. E claro, quero indicar também o Garota Replay, meu livro novo, que será lançado em março próximo pela editora Novo Conceito.

C & T - O que vc acha do #milafeelings (hashtag criada pelos blogueiros de Pernambuco e usada quando temos alguma atitude estilo Mila rsrs)?

Tammy - Ahahauaauahha... Achei uma super homenagem para o livro! Muito fofo! É realmente impressionante como a Mila, apesar de vilã, tem carisma. Hoje achei um dos cadernos que escrevi Sou Toda Errada e foi muito emocionante rever o rascunho do livro. A Mila me dava medo, mas eu queria muito muito contar essa história e hoje sei que foi a melhor escolha. O #milafeelings foi uma das respostas positivas mostrando que valeu demais o livro. Aliás, apesar de malvada, a Mila me apresentou um monte de gente querida. Agora com certeza ela está muito metida com uma hashtag em sua homenagem e deve estar pensado que  merece mesmo porque é linda, poderosa, rica, única, especial... Ai, essa Mila. Uma coisa é certa: Passei a gostar mais da Mila por causa de vocês, meus leitores amados! É o efeito #milafeelings! 
Quero mandar um beijo enorme para todos os leitores do Capa&Título. Marcos, muito obrigada pelo carinho, apoio e continue com o sorrisão que ilumina o coração da gente. Quero mandar um enorme beijo também para os meus leitores que fazem tudo acontecer na minha vida. Sejam sempre felizes. Bjinhos. Tammy

25 comentários:

  1. Tammy é tão positiva que consegue me fazer gostar sempre mais dela! A entrevista foi muito boa, Marcos! Tanto suas perguntas quanto as respostas dela no ajudaram a conhecer mais da dessa autora linda! Preciso dizer que amei a última pergunta? Como uma das criadoras da hastag, só podia amar né? rsrsrs

    Beijos e parabéns pela semana Tammy Luciano!

    ResponderExcluir
  2. não cheguei a ler a entrevista toda, mas lerei depois com mais calma, mas copiando monique preciso dizer que amei a ultima pergunta

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Cara, a Tammy como sempre muito fofa, e foi ótimo conhecer mais sobre ela e sua jornada literária. Concordo que não é fácil lançar um livro nacional, devido o internacional ter tanto prestígio aqui no Brasil, mas vimos que muitas lutas valeram e acredito que valem a pena, Tammy,Enderson, Particia, Eduardo spohr e Raphael Dracon são exemplos do sucesso e que nunca desistiram de seus sonhos acreditando no próprio potencial. Mila me conquistou, acho que é um personagem que em muitas vezes reagimos como algumas das atitudes dela!!(só algumas, se fossem todas, misericórdia!!rsrsrs). E o que falar do #milafeelings já esta no nosso cotidiano!! faz parte da gente agora!!rsrsrsr
    Amei a entrevista Marcos, Parabéns

    ResponderExcluir
  4. A Tammy é uma fofa, linda e super simpática! Adoro ela!
    Gostei da entrevista
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua entrevista. Excelentes perguntas e a autora e' uma graca.
    Parabens!

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu fico muito feliz com essa oportunidade de falar com os leitores. Marcos, muito obrigada! Obrigada desde nosso encontro em Pernambuco, a maneira carinhosa que me tratou e obrigada por esse enorme apoio na Semana Tammy Luciano. Esse carinho me emocionou muito!
    Obrigada e beijoca para todos pelos comentários lindos!!!
    Sucesso para nós!
    Sejam sempre felizes!!!
    Bjinhos. Tammy

    ResponderExcluir
  7. Como foi legal essa sua entrevista, Marcos.Adorei você comentar sobre o nosso amado #milafeelings , que a gente usa tanto. #milafeelings kkkkk

    Achei a Tammy uma fofa.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!
    Quanto tempo que eu não dou uma passadinha aqui hahaha
    A Tammy é realmente uma fofa. Ainda não li nada dela, mas MORRO de curiosidade.
    Amei a entrevista.

    Beijos,
    Gabi
    @gabiwegner_
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. gostei mto da entrevista com a tammy e achei legal a historia do sou toda errada. bem bacana

    ResponderExcluir
  10. Nunca li, mas pretendo, e vejo que ela é muito simpatica!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada dela mas percebo que muitos a admiram =)
    quero ler algo em breve!!!

    ResponderExcluir
  12. Ela é bem querida né??? Pela net sempre vejo elogios!!!

    ResponderExcluir
  13. Pelo que escuto e leio seus livro são mais voltados para comportamento né???

    ResponderExcluir
  14. Acredito que quem escreve para jovens pensa e sonha em ajudá-los a não passar pelas dificuldades que os adultos já passaram =)

    ResponderExcluir
  15. Talves escrever para jovens tbém faça os autores relembrarem uma das sua fases preferidas ou que tenha saudade =)

    ResponderExcluir
  16. Também acho que os jovens devem ler mais e claro que a chegada e divulgação de livro estrangueiros é um primeiro passo. Aos poucos ele irá conhecer os autores nacionais tbém!!!

    ResponderExcluir
  17. como muitos outros, ela começou a ser escritora por gostar muito de ler, eu sou assim tbem,e se deus quiser, um dia realizo esse sonho !

    ResponderExcluir
  18. realmente, jovens questionam mais, temos mais duvidas, mais perguntas, ou seja, criamos mais roteiros para ser escrito, é como se tivessemos mais histórias pra contar, bela escolha a dela.

    ResponderExcluir
  19. Realmente, os livros internacionais ainda são os mais procurados, mas agora, os nacionais estão tomando certos lugares, sendo procurados, os autores brasileiros estão sendo reconhecidos, e isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  20. na minha opinião, tbém acho que independente da nacionalidade dos livros, se o jovem passar a ler, e passar a dar importancia ao que realmente tem valor, o mundo vai mudar :)

    ResponderExcluir
  21. quero muito ler 'sou toda errada' ainda mais que é sobre uma adolescencia, e eu ainda tô nessa fase, sei que vou me identificar !

    ResponderExcluir
  22. gostei demais da entrevista, ela foi bem detalhista, e isso me fez gostar ainda mais da autora que ela é, sucesso pra ela !

    ResponderExcluir
  23. Ótima a entrevista!! Acabei de ganhar Garota Replay e fiquei feliz em ver a entrevista da autora. Tô terminando minhas leituras atuais para poder lê-lo. um grande abraço!!!

    ResponderExcluir