terça-feira, 29 de novembro de 2011

[RESENHA] Acanãs: Aequilibrium de Júlio Rocha


Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 246
Publicação: 2011

Acanãs traz a história de 6 jovens com poderes sobrenaturais que tem a missão de salvar uma cidade do colapso. Cada um deles é identificado por uma marca: uma estrela de 6 pontas na cabeça, e domina um elemento diferente da natureza, como manipular o ar, a água e o fogo, além de penetrar a mente de outro acanã. Duas tribos em guerra entre si (Aioas e Acanãs) durante muitos anos resolvem fazer um tratado de paz que perdura mais de 100 anos. De repente esse tratado é rompido, e os Acanãs tem de se reunir novamente para recuperar um artefato com poderes mágicos, a lança Iandé, capaz de evitar que o país seja atingido por grandes catástrofes naturais. Só assim conseguirão retomar a paz perdida. No meio disso tudo, Luana, jovem líder dos Acanãs, acaba se apaixonando por Pedro, integrante dos rivais Aioas, que deixa seu grupo para lutar por aquilo que julga correto. Mas, conseguiram esses jovens cumprir sua missão? Estarão eles preparados para uma batalha tão grande? E os sentimentos, como ficam em meio a tudo isso?

Este livro é sem dúvidas uma das melhores leituras do ano. A narrativa é emocionante,com precisão dos detalhes, nos passando a sensação de estarmos ali, diante dos personagens e dos cenários. Júlio consegue prender o leitor da primeira à última linha, dosando aventura, romance e suspense num enredo surpreendente.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi o fato da história se passar no Rio de Janeiro, e não em outro país ou em um universo ficcional, o que aproxima a realidade dos personagens com a do leitor. Incrível como consegui visualizar a história como um filme ou uma série de TV; acredito que há muito potencial para isso.

Estou definitivamente SUPER curioso para a continuação desse livro, que é o primeiro de uma série. O segundo livro, Acanãs: Insidia está previsto para fevereiro de 2012. Já li o primeiro capítulo, e conversei com o Júlio sobre Insidia e fiquei desejando mais ainda esse livro.

Recomento a todos que gostam de livros de ação-aventura com um toque de romance.

O Júlio mandou um recadinho para os leitores do blog:


11 comentários:

  1. Ola!!
    MArcos a cada resenha que leio deste livro ficou super empolgada pra ler. Também acho muito legal quando o autor tras para nosso Brasil, sem levar para outros países, pq assim fica mais próximo da gente!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu encontrei o autor na Bienal do livro também!
    Fiquei super triste porquê não pude comprar o livro...afinal, tenho o nome da personagem principal!
    Ele é muito simpático!
    Até mais*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, quero muito ler Acanãs. Fico olhando meu exemplar, doida pra ler!
    Adorei conhecer o Julio na Bienal e ficar sabendo um pouco mais sobre o livro dele. Depois da sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ver como a escrita do Julio é.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro que fiquei curiosa para ler. Mais um que não lerei nem tão cedo, já que a lista está gigante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Deve ser bem emocionante o livro,cheio de aventuas..não sei porque mas me lembrou o desenho: Witchs uashuahsa
    Que pena que ele não veio a Salvador :/ Não tive oportunidade de conhecê-lo na bienal daqui.
    ;*

    ps: eu ri,do carinha no vídeo correndo todo envergonhado,não percebendo que tava sendo filmado.

    ResponderExcluir
  6. Puxa... uma das melhores leituras do ano???
    Então preciso lê-lo!! hahaha
    Até que tô com ele na estante... nas férias eu o devoro!!
    Gostei muito da sua resenha Marcos, deixou com gostinho de quero mais!

    ResponderExcluir
  7. eu n comprei meu exemplar, pq n tava com mto dinheiro no dia e tava louca pra procurar promoções, mas olhando assim pra capa me dá uma saudade da bienal

    ResponderExcluir
  8. fiquei mto curiosa depois de ler essa resenha.
    parece ser incrivel mesmo

    ResponderExcluir
  9. Nossa adoro essa temática e pela sua resenha deve ser um ótimo livro mesmo =)
    Parabéns por estar sempre trazendo ótimas inciações para nós e claro valorizando os autores nacionais!!!

    ResponderExcluir
  10. que capa linda ! adoro histórias sobrenaturais,e como essa é uma, não deve me desapontar *-*

    ResponderExcluir