terça-feira, 3 de janeiro de 2012

[RESENHA] Britney Spears: Menina Perdida de Christopher Heard


Editora: Prumo
Páginas: 254
Publicação: 2011

Britney Spears: Menina perdida é uma biografia da cantora, compositora, atriz e dançarina Britney Jean Spears. Nascida em McComb, Misssissipi, Estados Unidos, em 02 de dezembro de 1981, e criada em Kentwood, Lousiana, Britney Spears tornou-se uma das maiores cantoras pop de todos os tempos, quebrando recordes inigualáveis e atingindo marcas até hoje insuperáveis, vendendo mais de 100 milhões de discos, 90 milhões de singles e 40 milhões de DVDs ao redor do mundo. Mas o caminho percorrido por esta garota sulista está pautado em uma série de problemas familiares e empresariais levando-a a uma sucessão de acontecimentos: estrela-mirim, sucesso relâmpago, fama, dinheiro, decadência e volta em grande estilo. Porém o que há por trás dos surtos e do período obscuro na vida de Britney? O que houve com ela? Onde está a menina simpática e dócil do início de sua carreira? Para mostrar por trás do pano e esclarecer boa parte das polêmicas de sua vida, Menina perdida é uma biografia interessantíssima escrita por Christopher Heard.

Em sua infância, Britney sempre quis ser uma cantora. Com talento nato detectado por sua mãe Lynne, logo foi conquistando fama em sua cidade ao se apresentar no coro de igrejas batistas da região e ao se apresentar no Star Search, espécie de programa de calouros com disputas semanais. Ao fazer um teste para ingressar no extinto Clube do Mickey, programa de grande sucesso nos EUA, consegue sua primeira aparição diária na T.V. ao lado de futuros grandes nomes da música como sua "arquirrival" (como colocada pela mídia) Christina Aguilera e Justin Timberlake, com o qual vem a desenvolver um tórrido romance posteriormente. Nesse período sua família passava por inúmeras dificuldades financeiras, sendo o salário de Britney o "arrimo" para o sustento.

Com o fim do programa, Britney dá uma breve parada em sua carreira musical se à sua vida "normal" de adolescente: namoricos, amizades e cigarro, um dos principais motivos de constantes brigas com sua mãe. Em 1998, Britney foi sondada par fazer parte de um grupo feminino no estilo "Spice Girls", mas ao ver que sua filha não teria a atenção que merecia, Lynne decide abandonar o projeto e lançar uma carreira solo. É nesse momento que ocorre o primeiro contrato com a gravadora Jive Records e os preparativos para o lançamento de seu primeiro álbum ...Baby One More Time. Segundo o autor, Britney não teve participação efetiva na composição e na escolha das músicas, o que demonstra um início da manipulação de grandes empresários na vida da artista.

Ao se desenvolver como grande estrela da música mundial, a carreira de Britney passa por grandes turnês, lançamentos de diversos singles, álbuns (sendo a primeira mulher na história a lançar 4 álbuns seguidos em primeiro lugar na Billboard, superando o recorde de Madonna) e produtos licenciados com seu nome. Porém em paralelo a isso tem-se uma pessoa que vem detectando a falta de controle de sua vida pessoal e artística e o uso de seu talento para o lucro econômico. Ao detectar isso, além de se envolver em vários relacionamentos amorosos frustrados, Britney começa a surtar e se ver como um produto da indústria da mídia. Em virtude disso se torna uma "party girl", tendo sua vida regada a álcool, noitadas e drogas lícitas (remédios controlados dados por seu ex-empresário para dopá-la). Britney Spears nunca usou drogas ilícitas, conforme muitos acham, e isso é reiterado pelo autor.

Os assuntos relativos a depressão pós-parto e a bipolaridade da cantora também são debatidos no livro. A falência de seus relacionamentos amorosos (alguns nunca antes noticiados ou pouco divulgados) e a aproximação de pessoas com interesses secundários levam Britney ao fundo do poço, momento em que desenvolve distúrbios psíquicos. Pouco se fala da retomada de sua carreira, com o cd Blackout (com exceção da ênfase dada ao show do VMA de 2007), e a volta da (atual) vida equilibrada e saudável da artista. O início do relacionamento com Jason, seu atual noivo e futuro marido, é citado. A Biografia vai até o lançamento da turnê "The Circus Starring: Britney Spears", não havendo menção do cd e da turnê "Femme Fatale".

O livro é bastante interessante para quem é fã da cantora, trazendo fatos e curiosidades que muita gente não conhecia. Mostra um lado de Britney como mulher, como produto da indústria e tenta explicar o que de fato acontece por trás da imagem, muitas vezes manipulada, passada pela mídia. Em alguns momentos eu não gostei da colocação do autor perante os fatos, demonstrando-a como uma pessoa que nem eu mesmo (que sou fã da cantora há 13 anos) conhecia. Há pouca exploração da obra de Britney, focando apenas nos escândalos e nos problemas, o que eu achei um ponto negativo, apesar do título já dar uma noção de que o autor irá se focar nesses pontos. Recomendo, ao término da leitura, sobretudo para os que não são fãs, assistir ao documentário "Britney: For the record" que começa justamente onde a biografia parou e mostra o outro lado da moeda, contado pela própria Britney.

Há alguns problemas de revisão (digitação, concordância, acentuação) a serem detectados no livro. Contudo, é uma boa leitura para quem se interessar em saber da vida e carreira dessa grande artista.

14 comentários:

  1. Adorei a sua resenha. Isso ai tudo q vc falo eu concordo. Acho que tá tudo certo. Eu tbm li o livro e achei isso ai mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, mas realmente é para quem é fã da Britney Spears, pois para pessoas como eu que não sou, o livro nunca chamará minha atenção! Risos
    Entretanto gostei dos seus apontamentos!

    Mega cheiros da Serena!

    site: leitorcabuloso.com

    ResponderExcluir
  3. Livro realmente para quem é fã, o que não é meu caso. Mas para você que acompanha a carreira dela e as pessoas que curtem a música que ela faz, é uma boa pedida.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu encontrei o livro esses dias, não sabia que era assim atual (até a era Circus). Mas não cita Femme Fatale porque é de agora, né... rs Já li o que a mãe dela escreveu, mas esse parece ter mais informações. Parabéns pela resenha, abraços.

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  5. Marcos desculpa a demora!
    Mas com certeza eu viria aqui pra ler sua resenha *-*
    Afinal de contas é Britney <3
    Eu acompanho a Britney tem muito tempo então a maioria das coisas que vc citou aí em cima eu já tinha conhecimento.
    Sobre o lance da Christina como arquirrival eu bem acredito haha elas sempre fazem a linha mas nunca conversam de fato.
    E sabe que eu não assisti o "britney for the record" até hoje? Acho que não tô preparado D:
    Muito boa a resenha, ficou bem Britaholic kkkk
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo enganar a ninguém... Sou Britfan com orgulho. Como disse a Marcos pessoalmente sobre a resenha eu adoro as colocações dele, pois mostra um entendedor do assunto e da vida conturbada da princesa do Pop. Como acompanho a carreira de Britney desde 1998, nada me chamou atenção nos apontamentos do livro, mas descritos por Marcos dá um ar mais organizado e crítico a vida de Britney Spears. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. apesar de muito coisa ainda estar por vir, ela tem material suficiente pra escrever uma biografia... fato... adorei a resenha

    ResponderExcluir
  8. não sou nenhum pouco fã da britinei, então jamais vou me dar ao trabalho de ler uma biografia dela.
    agora, tenho q confessar q a capa ficou mto linda

    ResponderExcluir
  9. Não sou nenhum pouco fã da robô! Prefiro da rainha Gaga :)

    ResponderExcluir
  10. Deve ser bem interessante ler esse livro principalmente para quem gosta dela =) Eu adoro!!!! Sempre fico animada com as músicas dela =)
    Ótima dica =)

    ResponderExcluir
  11. não me agradou viu, não vou muito com a cara dela ;x mas pra quem gosta deve ser um sonho né ?

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro e tb m o da Katy, adorei mesmo, abraços.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir