quarta-feira, 21 de março de 2012

[RESENHA] Amazônia: Um Caminho para o Sonho de Marli Jachnkee

Editora: Nova Letra
Páginas: 274
Publicação: 2011


Amazônia: um caminho para o sonho traz a história de 4 jovens amigas (Joana, Camila, Ana Carolina e Rafaela) e de Daniel (tio de Joana), todos da cidade de  Ascurra - Santa Catarina, que resolvem fazer uma viagem até o Amazonas para conhecer melhor esta região brasileira. Ao longo de sua jornada, os personagens encontrarão histórias interessantíssimas e descobrirão boa parte da cultura e da diversidade do local. Daniel é professor de história e torna-se um dos guias dessa viagem e do livro. Ao passar pelos pontos históricos, têm-se uma descrição detalhada do seu passado e do seu papel social presente. Camila é a bem humorada do grupo, sempre fazendo piadas e levantando o astral da turma. Ana é a "cabeça", fazendo ótimas observações. Rafaela (meu personagem favorito do livro) sonha em ser escritora e evolui bastante ao longo da história. Joana é sempre muito esperta e funciona como um braço direito do tio.

Cinco cidades são visitadas na história: Manaus, Parintins, Santarém, Fordlândia e Bélem. Cada cenário é muito bem descritos, fazendo com que o leitor se sinta dentro da cena. Às vezes dá para sentir o cheiro ou o gosto do que os personagens estão fazendo. A arquitetura dos locais também é um ponto de destaque.

O livro é bastante interessante. A Marli consegue fazer com que o leitor aprenda sobre a cultura, a história, os pontos turísticos e a geografia da Amazônia sem sentir, o que é bastante difícil de se fazer. Como sou Biólogo (e AMO a Amazônia-sonho um dia em conhecê-la), gostei bastante dos temas tratados no livro como biopirataria (transporte ilegal de espécies), a história de Chico Mendes e o que ele representava para seu povo, a questão ambiental da floresta, seus povos, suas lendas e etc. É um livro deslumbrante tamanho o conteúdo contido.

 Marli soube respeitar bastante o povo daquela região e, sobretudo, mergulhou profundamente nesse universo tendo forte domínio da escrita. O romance da história também me prendeu bastante. Achei interessante a maneira como a autora o desenrolou e sobretudo o seu final. Só senti falta de uma melhor descrição dos personagens. De resto o livro é uma ótima leitura para quem gosta de aventuras, romance e ainda quiser conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

PROMOÇÃO \o/



Quem comentar nesse post e for seguidor do blog concorre a dois marcadores do livro autografados pela Marli \o/ Serão dois sorteados. O resultado sai dia nessa sexta-feira (23/03)!

36 comentários:

  1. Eu li Amazônia e também fiquei apaixonada, fiquei sabendo que vai ter a continuação e já to ansiosa pra ler!Ótima resenha!! BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Vai ter continuação sim, a Marli já confirmou alguns detalhes.

      Bjosss

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Marcos! Estou ansiosa para ler Amazônia! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Muito obrigado. Amazônia é um livro ótimo.

      Bjosss

      Excluir
  3. Marco, que linda resenha!!!! Maravilhosa, viu?

    Fico muito feliz que amazônia encantou vc!!!!

    Amei tudinho, beijos no coração e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!

      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Bjosss

      Excluir
  4. Já faz um tempo que havia lido uma resenha deste livro e me interessado. Gosto de livros que misturam no decorrer da história ensinamentos sobre determinada coisa (O Mundo de Sofia é um deles). Acho que eu gostaria desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thyeri!

      Acho que você gostaria de Amazônia, é uma ótima história.

      Abraços!

      Excluir
  5. to tao cheia de livros e coisas pra fazer, q se n fosse isso, colocaria agora na minha lista de livros pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Vale a pena achar uma brechinha para colocar Amazônia na sua lista de leitura hahaha

      Bjosss

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha!!
    Realmente, a Marli arrebentou no livro, espero ansiosa pela continuação! rs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle!

      Também estou esperando pela continuação desse livro, adorei.

      Bjoss

      Excluir
  7. Boa noite Marco,

    Gostei muito da sua resenha e do seu blog meus parabéns, já estou seguindo e falo que sou suspeito em falar da Marli e do seu livro, excelente.

    Passa lá no blog.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!

      Obrigado pelo comentário, fico muito feliz.

      Abraços!

      Excluir
  8. Ola!!
    É um livro interessante que quero ler, já li algumas resenhas e todas positivas.é um tema muito interessante,acho que nunca li um com esta temática de natureza e tudo mais. Legal essa parte de que podemos sentir o que os personagens sentem, notável é o envolvimento na leitura.
    Eu quero marcador!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      O livro é ótimo, a Marli escreve muito bem.

      Bjosss

      Excluir
  9. Marcos!
    Nossa! Gostei demais da sua resenha detalhista.
    Foi no âmago do conteúdo do livro e soube expressar os sentimentos verdadeiros.
    A leitura vale realmente a pena.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!

      Obrigado pelos elogios! A leitura desse livro é ótima.

      Bjossss

      Excluir
  10. Hm... Parece ser um bom livro. Embora também pareça ser muito descritivo, e isso às vezes me cansa. Mais você me deixou curioso. eheh..

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno!

      Realmente as descrições em algumas partes cansam, mas a história me prendeu bastante.

      Abraços!

      Excluir
  11. gostei da resenha, parabésn.
    tbm gostei da história, parece ser sim um livro bem interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Aventura e romance no mesmo livro, me interessei de cara! E, como você acho interessante saber um pouco mais sobre nosso país.

    Ótima resenha, amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      A autora soube dosar romance e aventura numa forma muito boa, eu adorei!

      Bjosss

      Excluir
  13. ganhei um dos marcadores...
    ai que feliz

    ResponderExcluir
  14. Como já falei antes para vc sou louca pelo norte do nosso país e ler esse livro deve ser mágico, conhecer um pouco mais sobre esse belo lugar =)
    Ótima resenha, fiquei com muita vontade de ler.
    Mas acho que a capa tbém poderia ser mais bonita!!!

    ResponderExcluir
  15. Com certeza que esse livro na minha estante.
    Vou me organizar para comprar!!!!
    Obrigada pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  16. fiquei curiosa, na certa vou querer ler esse livro ! parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  17. a capa é bem característica , gostei tbem :)

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir