terça-feira, 6 de março de 2012

[RESENHA] Clássicos do Terror: Frankenstein de Mary Shelley, O Médico e O Monstro de R. L. Stevenson e Drácula de Bram Stoker


Editora: Martin Claret
Páginas: 534
Publicação: 2011

Clássicos do Terror traz as histórias de Frankenstein: ou o Prometeu Moderno da Mary Shelley, O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson e Drácula do Bram Stoker. Nessa edição a Martin Claret trouxe os três livros em um único exemplar, fazendo um livro bonito e muito bem trabalhado do ponto de vista editorial.


  • Frankenstein: ou o Prometeu Moderno
Frankesntein traz a história de um cientista homônimo (sim, Frankenstein é o nome do cientista, e não do monstro como se divulga por aí...) que descobre o segredo da vida e resolve colocá-lo em prática fazendo a experiência de criar, através de pedaços de corpo humano e de outros animais, uma criatura horripilante que logo tomará decisões próprias e acaba fugindo do controle do seu criador. Em paralelo a isso, Frankesntein sofre uma perda familiar: um assassinato de um dos seus parentes ocorre. Mas, teria sua criação algum envolvimento com esse assassinato? 

O livro começa com quatro cartas assinadas por Robert Walton, um navegador que, ao embarcar numa viagem para um terra "gelada e distante" acaba por encontrar um náufrago, o qual logo adquiri simpatia e amizade. A história toda é contada do ponto de vista desse personagem.

Os capítulos são altamente intricados, fazendo o leitor lê-los ininterruptamente. A carga de terror psicológico é imensa, com cenas de forte suspense. O final é bastante revelador.

O fato de o personagem principal ser um cientista me aproximou muito da história. Adorei as partes em que a infância do Frank é contada e quando é mostrado o primeiro contato dele com a alquimia e a filosofia moderna. O nome e as ideias de inúmeros cientistas contemporâneos à época são citados nessa parte. A narrativa é um pouco lenta em determinados trechos do livro, mas no geral vale a pena a leitura pelo suspense e pelo caráter investigativo do texto.

  • O Médico e o Monstro
O Médico e o Monstro já foi resenhado aqui no blog (clique aqui para ler a resenha completa), de modo que não vou repeti-la aqui. O que posso adiantar é que a tradução da Martin Claret está bastante fiel ao livro. Esta é a menor das três histórias, tendo apenas 52 páginas. Leitura muito agradável, com alto grau de suspense e de sustos ao longo do livro. Super recomendado!

  • Drácula

Drácula conta a história de Jonathan Harker, ajudante de advocacia, que vai à casa do Conde Drácula, na Transilvânia, tratar acerca de assuntos da sua nova aquisição: uma propriedade na Inglaterra. Lá se encontra em um cenário cercado de grande suspense e começa a notar situações estranhas em relação a seu anfitrião: porque ele nunca dorme? Qual o motivo de sua aparência sombria e assustadora? Porque seu reflexo não aparece no espelho? O que ele come e bebe?

A leitura é agradável, deixando o leitor curioso em cada capítulo. A história tem elevado grau de suspense e terror, com boas descrições das cenas, proporcionando sensações bastante realistas. A narrativa é contada sob o ponto de vista de diferentes personagens em seus diários particulares ou em veículos de mídia impressa (jornais e alguns periódicos). A personalidade de cada um dos personagens é um ponto alto do texto, sendo muito bem desenvolvida pelo autor.

O livro começa com um ritmo muito forte, com as situações ocorrendo muito rapidamente. No meio a narrativa desacelera, tornando a leitura um pouco lenta, mas ao se aproximar do final os níveis de ação e suspense voltam a se elevar. Recomendado para quem realmente quer ler um livro sobre vampiros.


PROMOÇÃO \o/

Quem comentar nesse post e seguir o blog está correndo a um kit de marcadores e livreto da Martin Claret!


47 comentários:

  1. Oi, Marcos!
    Gostei dessa versão de clássicos de terror!
    Na faculdade, fiz um trabalho sobre Mary Shelley e, claro, sobre sua obra Frankestein.
    Li um livro adaptado (pela falta de tempo... rs) e gostei muito. Mary Shelley teve uma vida realmente complicada, mas cheia de coisas interessantes que a influenciaram no desenvolvimento de Frankestein.

    O Médico e o Monstro não sabia q era tão curtinho... Gostaria mto de ler! Já vi uma parte do filme com o John Hannah e gostei! Espero poder lê-lo em breve.

    Drácula tb é outro q está na fila! rs

    Gostei mto desse post! Desculpe o tamanho do coment. kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      Esse livro ficou realmente lindo, me encantei desde que o vi.

      O Médico e o Monstro é a minha história favorita dos três. Além de curta é ágil e tem a narrativa bem interessante.

      Fique a vontade para comentar como quiser! =)

      Bjosss

      Excluir
  2. sou apaixonada pelo livro Frankenstein da Mary Shelley, sou louca par ler dracula do bram stoker...
    acho q esse livro, reunindo essse três clássicos vai ser compra obrigatória...
    não poderia ser mais feliz essa edição.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    Realmente essa edição da Martin Claret ficou muito bonita! Adorei!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Marcos, tenho muita vontade de ler Frankenstein, por perceber que o que eu sei da história está completamente errado. Quero saber a real história do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thyeri,

      a história em si é igual às contadas hoje em dia, apenas o nome do personagem "Frankesntein" é do cientista e não do monstro, como foi popularizado.

      Excluir
  5. Esse livro é muito lindo e reune histórias muito interessantes =) Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Obrigado! O livro é bastante interessante mesmo.

      Bjosss

      Excluir
  6. Ola!!
    Marcos eu amo clássicos e neste livro tem as estórias que mais gosto em especial Dracula. Realmente todo mundo confundi que o nome do monstro é Frankestein, quando na verdade é o monstro de Frankestein. O médico e o mosntro sempre tive um certo medo de ler(#medrosa, mas isso vc já sabe!!rsrsr) porque a cho a estória muito tensa e cenas bens crueis realizadas pelo Dr. quando monstro.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      O Médico e o Monstro realmente nos deixa com bastante medo rsrs.

      Bjoss

      Excluir
  7. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... tu sabe o qto amei esse livro neh??? ainda morro de inveja da pessoa q ganhou o sorteio e levou pra casa do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Realmente esse livro é muito disputado. Vou ver se consigo mais um com a editora par fazer um sortieo por aqui.

      Bjosss

      Excluir
  8. Eu estou procurando sorteio desse livro a dias,adorei as informações!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!

      Vou tentar fazer mais um sorteio desse livro por aqui.

      Bjosss

      Excluir
  9. Nossa, morria e não sabia que Frankesntein era o criador, e não o monstro! x)
    Lembro, inclusive, que uma vez eu assisti um especial de desenho com a minha irmã mais nova e apareceu o Monstro Frankesntein :B
    Tem muitas coisas que vão sendo erroneamente difundidas u.u

    Mas gostei muuito desse livro!
    3 "contos" que eu desejo ler :)

    Parabéns pelas resenhas, MArcos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      O de Frankenstein também foi uma surpresa para mim.

      Bjosss

      Excluir
  10. Amo clássicos *--* Ia morrer sem saber que Frankesntein era o criador e não o montro kkkk amei! *-*

    Beijinhos, Bia.
    velha-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Impressionante né? Filmes e séries costumam distorcer bastante o que existe nos livros...

      Grande beijo!

      Excluir
  11. eu só fui me dar conta mesmo, q frankesntein é o criador e não o monstro qdo li o livro...
    se não me engano o monstro se chama na verdade Victor...
    a história é realmente fascinante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Se não me engano no nome do monstro é esse mesmo...

      Bjosss

      Excluir
  12. n consegui responder lah em cima, mas tudo bem...
    tu sabe q se rolar a promoção eu vou participar facil...
    ps: apesar do nome do criador de victor se chamar frankstein, esse nome caberia facilmente no "monstro"... faz tanto tempo que li o livro, que nem lembrava mais

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Acho que tema ver com a história de Prometeu, que eu ão sei muito bem do que se trata...

      Bjoss

      Excluir
  14. Achei bem interessante os três livros. Acho que O Médico e o Monstro é o que mais me chama atenção e você comentou que tem muito suspense e sustos... Animei para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Dos três gostei mais de O Médico e o monstro, uito legal...

      Bjosss

      Excluir
  15. ah, vc sabe de algum site q tenha ele disponível.
    dei uma olhada mto rapida no submarino hj mas não tem.

    outra coisa, o resultado desse sorteio sai qdo? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      O resultado do sorteio já saiu. O livro está a venda no site da Martin Claret.

      Bjosss

      Excluir
  16. Parece ser muito interessante. Considerando que são clássicos que tenho muita vontade de ler. Sem contar que suspense, por si só, sempre me atrai. hehehe...

    Abraços ;D

    ResponderExcluir
  17. Já li Drácula e adorei! Estou a muito tempo querendo ler esses outros dois livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela!

      Drácula é ótimo, mas um pouquinho lento.

      Bjosss

      Excluir
  18. Eu não curto muito livros de terror... mas para quem curte isso ai é um prato CHEIO!

    ResponderExcluir
  19. Quero muiiiiiito esse livro, além de ser lindo ele reune três clássicos né!!!
    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Quem sabe eu não sorteio esse livro por aqui no blog? rrs

      bjosss

      Excluir
  20. Espero que vc sorteie e eu tenha a sorte de ganhar pq quero tanto ele =)
    Mas acredito que não vou aguentar, assim que for possivel vou comprá-lo =)

    ResponderExcluir
  21. quantos clássicos ! hahahaha você deve gostar mesmo né , o que é um bom sinal, ja que com suas resenhas, acaba nos mostrando que esse tipo de livro é tão bom quanto o moderno. Parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  22. Morro de vontade de ler Frankenstein e O Médido e o Monstro.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. uau , não sabia que o Frankesntein era o criador, sempre pensei que eele era o monstro oO que loucura !hahahaha

    ResponderExcluir
  24. Eu já li o médico e o monstro!
    Gostaria muito de ganhar esse livro.
    Abraço!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Quero muito ganhar esse livro,afinal são clássicos,né?Só não me agradou muito essa história de juntar os 3 em um livro só,não sei bem por que.Acho que seria melhor fazer um coleção de livros,o que até deixaria espaço pra mais livros clássicos de terror.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nenhuma dessas estórias. Apesar de já ter visto algumas adaptações e desenhos. Mas sempre tive vontade de ler.
    Gosto de LIVROS de terror! É muito bom!
    Principalmente para ler à noitee!

    Adoreii a postagem, seu lindo!

    Bjs Marcolino!!

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  27. Nossa, gostei bastante de ler as resenhas.
    De todos aqui, eu já havia pegado o livro do Drácola e comecei a lê-lo, estava até bom, mas acabei desanimando no meio da leitura, acredito que por causa do vocabulários, mas isso já faz tempo, acho que agora eu já não teria tanto problema com relação à isso.
    Também me interessei muito pelo nosso Frank, pelo jeito a história não se prende apenas ao monstro, mas mostra todo um enredo que leva o cientista a chegar as conclusões e conhecimentos necessários para criá-lo.
    Muito bom, muito bom...

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros e histórias de terror de um modo geral mas nunca li nenhum desses clássicos. Embora conheça bem as tramas, a leitura é algo bem diferente de assistir a um filme, além do mais os livros da Martin Claret são lindos e ficariam muito bem na minha estante.

    ResponderExcluir
  29. Nunca li livros de terror, mas é um dos meus gêneros de filmes favoritos. Quero muito ler pra ver a "vibe".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Há quantos anos eu ouço falar desses clássicos e nunca tive a oportunidade de lê-los?
    Já estou arrepiado só de me imaginar lendo esses livros.
    Espero que isso seja logo.

    ResponderExcluir
  31. Olá, nesse livro da Martin Claret, as histórias são integrais?
    Obrigada!

    ResponderExcluir