quinta-feira, 5 de julho de 2012

[RESENHA] Amor Além da Vida de Richard Matheson

Editora: Butterfly
Páginas: 288
Publicação: 2008

Amor além da vida traz a história de Chris, chefe de família que é casado com Annie e tem quatro filhos. Após uma terrível tragédia, dois de seus filhos morrem, deixando o restante da família muito abalado. Quando começa a se recuperar da morte de seus filhos, Annie sofre com a morte de seu marido e, ao sentir sua ausência, resolve dar fim a sua própria vida cometendo suicídio. Ao saber da notícia o espírito de Chris resolve lutar em busca de seu grande amor. Mas conseguirá Chris encontrar o espírito de sua amada? Ele abrirá mão de sua estadia no paraíso para partir em busca dela?

O livro traz a história de Chris e sua família. Cético, ele nunca acreditava em espiritismo nem em nenhum tipo de religião, sequer acreditava em Deus. Ao morrer num acidente de carro, seu espírito começa a conhecer o "outro lado", iniciando uma jornada de aprendizado e de caminhada rumo ao equilíbrio. Em paralelo a isso, no plano material (da Terra), Annie não se conforma com a morte de seu marido e de dois de seus filhos. Mesmo tendo seus outros filhos para consolá-la, ela acaba por entrar em depressão e resolve tirar sua própria vida por não mais conseguir viver dessa maneira. Em virtude disso, seu espírito fica condenado ao chamado Vale dos suícidas, local no plano espiritual em que espíritos perturbados vagam em busca de luz, algo semelhante ao purgatório para as religiões cristãs. Ao receber a notícia, Chris abandona o local de sua estadia (similar ao paraíso) e parte em busca de ajudar o seu amor. Ao encontrá-la, depara-se com uma situação desastrosa: sua mulher, a pessoa a quem mais ama, não mais o reconhece nem consegue mais raciocinar sobre sua vida na Terra. É então que Chris começa a abrir mão de sua felicidade para conseguir recuperar o seu grande amor.

Deu para perceber que esse livro trata-se de um romance espírita e, logo, está voltado a todos os preceitos dessa doutrina. Apesar disso, não se trata de mais um romance espírita e sim de uma obra de ficção, o qual o próprio autor informa logo no prefácio. Por isso, mesmo sendo de outra religião, a pessoa pode ler o livro tranquilamente, sem interferências.

A narrativa está bem construída e amarrada, sendo ágil a leitura. A descrição dos cenários é incrível. Em 1998 o livro foi adaptado para o cinema, tendo Robin Williams no papel principal (ver a capa do livro que foi inspirada no cartaz do filme). O roteiro teve modificações fortes em relação ao livro, não modificando a linha central, mas em importantes pontos da história dos personagens e seus desdobramentos. Recomendo a todos que queiram um bom romance com uma boa mensagem de fundo.

23 comentários:

  1. Achei bem interessante a premissa do livro e já que não foca tanto assim a religião, creio que vou gostar de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme.
    Gostei bastante da resenha e por ter um toque espirita deu mais vontade de ler.
    Parece ser uma linda estória.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Marcos.
    Eu nunca li o livro e a julgar pelo filme , com certeza deve ser um ótima leitura.Como você mesmo colocou na resenha, essa questão de vida após a morte é trabalhada apenas de modo ficcional .Eu gosto desse tipo de romance que se desenvolve entre os planos físico e espiritual.
    Vou anotar esta dica para uma próxima passadinha numa livraria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem legal, o assunto é bem interessante, fiquei curioso para saber qual é o desfecho dele!

    ResponderExcluir
  5. Puxa mas que capa linda! Quando eu vi ela eu não me lembrei de imediato do filme mas então eu me toquei que eu já vi muito ele na minha infância, agora fiquei curioso para saber se o filme foi fiel ou não à história original.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa capa tá maravilhosa, nossa muito linda. A história é bem interessante. Eu não me lembro do filme, mas vou procurar.

    ResponderExcluir
  7. Lendo a resenha o livro parece ser bom, pelo resumo fiquei com vontade de ler o livro. Eu não gostei do filme, mesmo gostando desse tema espirita. Achei o filme paradão, embora faz muito tempo que assisti o filme.

    ResponderExcluir
  8. so de ler ja da um arrepio, normalmente nao leio estes tipos de livros, romances espiritas, mas sei lá... este foi diferente, me chamou atenção des da capa ate a sua resenha . com certeza quero le-lo, ta na minha lista, quero ver ate onde ele iria para salvar o espirito de sua amada!!!

    ResponderExcluir
  9. Caramba, parece ser um daqueles livros que prende você, ate o final da historia, mostrando um lado da vida de um homem que perde tudo. Ah tem filme ? acho que vou procura- lo para baixar.

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao filme quando era pequena e gostei bastante.Espero que o livro seja tao bom quanto.Ja na lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Haaa ja assisti o filme nem imagina que tinha um livro , adorei o filme e provavelmente tb gostaria do livro l,adorei a resenha deu pra ter uma ideia melhor do que o personagem principal sentia ,coisa que fica meio perdida no filme .

    ResponderExcluir
  12. Gosto bastante de histórias que abordam esse tema. Eu acredito que tem vida após a morte e todos esses lugares que falam (paraíso, purgatório e inferno). A trama é super interessante, e se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Já assisti ao filme e gostei bastante !!!!
    espero que o livro seja tão bom quanto...

    ResponderExcluir
  14. Não assisti o filme, mas já ouvi falar muito sobre ele. Também não sabia sobre o livro só que me interessei muito. Sou católica e sei que não deveria ler esse tipo de cuisa, mas depois que li Gêmeas eu não consigo evitar.
    O livro deve ser muito bom, sem dúvidas entrou para minha lista de desejos.
    ótima resenha,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola!!
    Marcos sempre tive curiosidade em ler este livro, primeiro porque assisti partes do filme e fiquei encantada com a arte do filme que é de tirar o folêgo, linda e segundo pela estória. Sou evangélica e fiquei na dúvida se lia ou não, mas como vc diz que não há interferência nenhuma, quero muito ler esta obra.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Amor Além da Vida é um filme sobre o amor em sua forma mais pura, onde tudo suporta e tudo supera.

    ResponderExcluir
  17. Livros espiritas me atraem (li pouquíssimos até hoje, mas, ainda assim, sempre que vejo um já fico com os olhos brilhando :B), e esse, mesclando ficção, me deixou intrigadíssima.
    Outro livro que eu quero ler é justamente O vale dos suicidas, e o fato desse livro envolver o tema me interessou mais ainda.
    Pretendo lê-lo!

    :*

    ResponderExcluir
  18. Sempre gostei de kivros espirítas, mas ultimamente tenho comprado poucos.
    Gostei deste parece que o enrredo emocionante!

    ResponderExcluir
  19. Amei o fiilme *__*,não sabia que tinha o livro,deve ser tão lindo quanto o filme

    ResponderExcluir
  20. Eu não gostei muito do filme, bem apelativo. O livro, pelo que me parece, deve ser legal, mas não sei se eu ia gostar de ler, respeito quem gosta dessa religião, mas eu sou contra.

    ResponderExcluir
  21. Romance é cmg mesma!
    vi o filme e amei,mas ainda ñ li o livro,que deve ser tão perfeito quanto rs
    parabéns pela resenha <3

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Acreditei que fosse um livro de espiritismo, por este motivo nunca tive interesse na leitura, mas se é uma obra de ficção ficou bem mais interessante.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  23. O filme eh perfeito.... lindo... o livro mais ainda... recomendo...

    ResponderExcluir