quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[RESENHA] Garotas de Vidro de Laurie Halse Anderson

Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Publicação: 2012

Garotas de vidro traz a história de Lia, uma garota que tem distúrbios alimentares e sofre psicologicamente com a morte de Cassie, sua melhor amiga de infância que é encontrada morta num quarto de hotel e que ligou 33 vezes para a amiga em busca de ajuda, nenhuma delas atendidas. Com pais separados, uma mãe problemática que só tem tempo para seu trabalho num hospital e uma irmã mais nova que aparentemente é a sua única razão de vida, Lia começa a enfrentar o mundo sob um ponto de vista deturpado e de certa forma problemático.

O livro inteiro é narrado em primeira pessoa. Lia sofre devaneios ao longo de toda a história, tendo contatos com o espírito de Cassie que a incentiva a retomar os hábitos alimentares, bem como a desenvolver o hábito de se cortar, chegando a cogitar o suicídio. O título "Garotas de vidro" foi traduzido do inglês "Winter Girls" e refere-se à temperatura de garotas com distúrbios alimentares que tende a serem frias, e à fragilidade das mesmas.

As relações sociais da protagonista foram muito bem retratadas nesse livro. Por ser uma garota muito magra, fica evidente seus problemas de alimentação e isso reflete na maneira como ela se relaciona com seus colegas de escola e sua vizinhança. A maneira como seus pais, separados, encaram a situação (em determinados momentos "empurrando" o problema um para o outro), demonstra como a maioria das pessoas não está preparada para viver tal situação. Em determinados momentos a personagem principal recorre ao auxílio de sites que incentivam tais práticas, e isso foi muito bem retratado pela autora que demonstra ter forte pesquisa nessa área. As oscilações de humor influenciadas pela alimentação, bem como os devaneios de Lia foram bem evidenciados mostrando como, por exemplo, a mente de uma pessoa com anorexia reage ao excesso ou não de determinados alimentos.

A leitura desse livro não é fácil. Além do tema ser impactante, a narrativa adotada por Laurie é rebuscada. A autora escreve como estivesse na mente de Lia, jogando os pensamentos a medida que eles chegam. Os parágrafos acabam se tornando um emaranhado de pensamentos perdidos e desconexos que acabam por fazer um texto sem linearidade. Esse recurso é proposital e foi utilizado para aproximar o leitor da mente de uma garota com anorexia, mostrando seus devaneios, surtos e sua visão de mundo. Esse é o cerne central desse livro, que levanta a questão sob o ponto de vista da vítima. É como se Laurie quisesse mostrar o problema da anorexia e da bulimia olhado sob a ótica das pessoas que sofrem esses distúrbios e não de um especialista ou de alguém que venha a apontar o erro, com uma visão externa à questão.

Um excelente livro, recomendado para todos que querem ver o problema dos distúrbios alimentares sob um ponto de vista poucas vezes abordado e para quem está a fim de ler uma nova forma de narrativa.


21 comentários:

  1. Essa foi a melhor resenha sobre esse livro que eu li. Meus parabéns.

    Essa descrição do título ficou ótima :O título "Garotas de vidro" foi traduzido do inglês "Winter Girls" e refere-se à temperatura de garotas com distúrbios alimentares que tende a serem frias, e à fragilidade das mesmas.

    Esse "problema" na minha humilde opinão é o mais grave pois as doenças "normais" são logo tratadas enquanto que os distúrbios alimentares são jogados para debaixo do tapete pelos pais, pelos professores e pela sociedade. E quem paga mais caro por esse descaso são nossas crianças que são a maioria dos doentes.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, ADOREI a resenha. Parabéns mesmo!
    Ainda não tinha lido nada sobre o livro, mas não fazia ideia de que o tema abordado fosse tão incomum, considerando o histórico de lançamentos da editora. Fiquei curioso, mas talvez não seja uma leitura que eu priorize no momento.

    Abraços,

    Breno Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Marcos seu blog esta muito legal com esse Layout, a resenha ficou maravilhosa mesmo, ganhei esse livro em uma promoção e eestou esperando chgar pra ler. Temresenha de o casamento lá no blog.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ja li esse livro , que ganhei de um blog e com certeza , ele é maravilhoso , o aspecto da lia com a cassie é um pouco estranho , por causa q ela fica aparecendo , mais adorei a lia , ela me inspirou mt , e tenho mt orgulho dela , na minha opinião , de todos livros que ja li ate hj , lia é a minha personagem preferida ..

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nehum livro com esse tema, mas esse parece ser muito bom, todas as resenhas que já li sobre ele são muito positivas, o que me deixa com mmuita vontade de lê-lo.

    beijoss

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Marcos eu não tinha ideia do quanto este livro poderia ser impactante, mais um motivo para adiantar esta minha fila de livros pra ler!! Pela sua resenha a autora nos leva praticamente a sentir e ver tudo de uma garota com anorexia, que é importante trazer um tema como este bem atual e suas maneiras de percebê-lo.
    Adorei a resenha muito boa mesmo!!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Marcos!

    Poxa, que interessante é esta temática abordada por este livro.Sabe que eu julgava que ele fosse parecido com o Estilhaça-me ,acho que julguei pelo nome e nem cheguei a me interessar para saber do que se tratava!
    Infelizemente, este assunto é muito recorrente na nossa sociedade,mas acho que ainda não foi tratado como devia.Acho que a leitura deste livro pode trazer o debate de um assunto que é tão delicado.Tenho uma amiga que sofre de distúrbios alimentáres(bulimia). Olha, ela já foi internada e tudo...é um auto-flagelo e muita gente acha que é frescura.E todo mundo a sua volta sofre,pois a gente se sente impotente por não poder fazer muito.Gostaria de comprar este livro para ela.

    Abraços e bom fim ee semana

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos! Desde quando o livro foi lançado,fiquei apaixonada pela capa, mas não sabia ainda do que se tratava, então vi vários comentários sobre ele e acabei chegando a mesma conclusão: a história é muito forte!!! É um tema bem polêmico e delicado.

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler resenhas de obras que já li. É bom ver opiniões diferentes das que eu tive. Eu acabei ficando bastante empolgada para ler Garotas de Vidro e acabei me decepcionando. O livro é bom, mas tratou os disturbios alimentares de forma superficial. Já tive oportunidade de ler a obra que uma garota real com anorexia escreveu em forma de diário e consegui perceber que o problema vai bem além do que Laurie escreveu. Ela pesquisou e fez o melhor que conseguiu para retratar a doença, só que não foi o suficiente.

    beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é um dos proximos da minha lista de leitura. Um tema forte, me interessa bastante, sempre que encontro alguma coisa a respeito, leio. Eu tenho problemas com meu peso,desde quando tive meu filho, e mesmo algumas pessoas dizendo que é coisa da minha cabeça, não dou muita bola...

    ResponderExcluir
  11. A resenha tá ótima!!! eu acho o tema deste livro interessantíssmo! Não li ainda, mas pretendo ler sim, apesar de não estar no topo da minha lista! Já conheci pessoas com disturbios alimentares e já ouvi relatos impressionantes sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  12. Uau.
    Diferente de algumas pessoas que já leram outras resenhas desse livro, essa é a primeira que eu leio. Já tinham me falado que o livro tratava sobre esse tema, mas sua resenha deixou-me curiosa na seguinte parte:
    "É como se Laurie quisesse mostrar o problema da anorexia e da bulimia olhado sob a ótica das pessoas que sofrem esses distúrbios e não de um especialista ou de alguém que venha a apontar o erro, com uma visão externa à questão".
    Parece ser ótimo livro. E a capa do livro retrata bem o título.
    Parabéns pela resenha, amei.

    ResponderExcluir
  13. Quando vi a capa pela primeira vez, imaginei que o livro se tratava de alguma distopia ou aventura sobrenatural, mas depois que li a sinopse, fiquei meio que "perdido". Particularmente não achei conexão entre a capa e a história. Em relação ao tema abordado, acho até interessante e atual, mas não me chamou a atenção. Leria sem problemas, mas só se alguém me emprestar. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, o tema do livro é algo impactante.
    Senti muita vontade de ler e ficar por dentro do ponto de vista de quem está envolvido com esta doença.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto várias outras resenhas bem positivas sobre o livro.
    Consequência: estou com muita vontade lê-lo.
    Abraços!!

    Patryck Pontes
    http://umportalliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. AMEI esse livro! Indico demais. Sem falar que a capa é perfeita!

    ResponderExcluir
  18. Ah acho qe nem posso mais ler resenhas sob esse livro,tô muito curiosa para lê-lo e tirar minhas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  19. Quero muto ler essse livro !!!!
    A capa dele é muito linda, fiquei encantada..
    mesmo sem saber sobre o que se tratava o livro...
    Adorei sua resenha !!!

    ResponderExcluir
  20. Desde quando começaram a aparecer resenhas sobre esse livro eu quero lê-lo, a duas semanas eu o comprei mais ainda não li acredita?! Mais lê-lo com toda certeza.
    Sobre a sua resenha, o que falar dela, está perfeita eu amei, me deu vontade de pegar o livro hj e lê-lo, mais ainda não dá, pois estou lendo 2 livros já rsrs... vou esperar passar as minhas provas e lê-lo.
    Meus parabéns pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a capa desse livro,realmente amei,não imaginava que se tratava de uma história de distúrbios alimentares,mas ainda sim tenho uma vontade imensa de um dia poder lê-lo.
    Adorei sua resenha e espero que breve possa conhecer mais um pouco sobre o mundo de Lia..
    Bjs'

    ResponderExcluir