domingo, 28 de abril de 2013

[RESENHA] Escola: Os Piores Anos da Minha Vida de James Patterson e Chris Tebbetts



Editora: Arqueiro
Páginas: 287
Publicação: 2013


Rafa Katchadorian é um garoto que estuda na Escola Municipal de Hills Vilage, a qual ele considera uma prisão. No início do sexto ano ele conhece Jeanne Galetta, uma jovem garota por quem fica logo apaixonado. Somando isso à sua vontade de ser popular e fazer algo marcante ao longo desse ano, Rafa, com a ajuda do seu amigo Léo, acaba criando um plano para quebrar, ao menos uma vez, cada uma das regras impostas pela escola. E isso incluirá desde as mais simples, como mascar chicletes nos corredores, até as mais trabalhosas, como pichar toda a fachada do colégio. Conseguirá Rafa ser autor de tamanha façanha?

Rafa é um garoto normal que está prestes a entrar no sexto ano de sua escola. Tirando notas razoáveis e sendo muito bom em artes, ele resolve que sua rotina anda muito parada e não quer ir para o ensino médio sem nenhuma grande proeza realizada. Em alguns momentos ele parece estar no mundo da lua, como se aquela cena só ocorresse dentro da mente dele. Por ser muito criativo, Rafa acaba criando nomes e personagens para cada integrante da escola: a professora Mulher-Dragão, o garotão valentão Miller Matador, o padrasto Urso, entre outros. Durante sua primeira aula do ano, quando a direção explica as regras a serem seguidas, nosso protagonista tem a ideia de criar um plano para burlar todas elas e, de quebra, ainda conquistar a atenção de Jeanne, sua mais nova paixão. Por isso, junto com seu amigo Léo, cria a Operação R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia), em que passa a ganhar pontos a cada feito conquistado. No início Rafa consegue o que quer: passa a ser o centro da atenção de todos na escola, mas com o passar do tempo ele começa a pagar o custo que isso tudo lhe proporciona.

 A temática abordada é bastante complexa, envolvendo muito de psicologia infantil. Existe muita coisa por trás da mente de Rafa que só são descobertas ao longo da leitura, e no final tudo se encaixa. Vemos tudo pela mente do protagonista, em primeira pessoa, e em virtude disso vamos descobrindo aos poucos o que realmente está acontecendo na vida dele. Os autores colocam pistas ao longo da história para mostrar os distúrbios pelos quais Rafa e sua família passam e o quão complexa e preocupante é sua situação. Por ser um livro voltado para um público mais jovem, os temas tratados podem ser considerados um pouco sérios demais, algo que possa vir a causar certa confusão na mente de jovens leitores, mas nada que atrapalhe a leitura e o seu entendimento.

Este é o primeiro livro do James Patterson, em parceria com Chris Tebbetts, voltado para jovens e crianças. Escola: Os Piores Anos da Minha Vida é um livro voltado para o público infanto-juvenil e é o primeiro livro de uma série que já tem dois publicados nos Estados Unidos. Recheado de ilustrações que interagem com a história, segue um formato semelhante aos dos livros da série Como Treinar Seu Dragão. A narrativa dos autores foi bem escolhida e medida, com palavras de fácil entendimento e que prendam os leitores, tornando a leitura rápida e dinâmica.

Recomendo a todos que queiram ler uma literatura infanto-juvenil que trata de assuntos complexos ligados à psicologia infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário