terça-feira, 9 de abril de 2013

[RESENHA] Uma Curva na Estrada de Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro
Páginas: 303
Publicação: 2013

Miles Ryan é o subxerife de uma cidade no interior da Carolina do Norte que perdeu sua esposa Missy num misterioso atropelamento em uma rua perto de casa. Missy era a esposa perfeita. Sempre muito carinhosa com seu filho e muito prestativa com Miles, tinha uma bela família. Até que um determinado momento, ao sair para correr, ela sofre um acidente em uma curva numa estrada próxima a sua casa. Desde então, Miles não encontra motivação para continuar a vida. Dois anos após a tragédia, seu filho Jonah começa a dar sinais de déficit de aprendizagem na escola. o que leva a sua professora Sarah a convocá-lo para uma reunião. Ao conhecer Sarah, Miles começa a se interessar por ela e resolve investir em um novo relacionamento para sua vida. 

Sarah é uma jovem professora que se mudou de Baltimore para New Bern em busca de retomar sua vida após o divórcio. Quando não conseguiu engravidar, Michael, seu ex-marido pelo qual foi completamente apaixonada, resolve por um fim em seu relacionamento pois sua família não aceitaria um filho que não tivesse um herdeiro. Em New Bern, Sarah resolve se dedicar a sua maior paixão: cuidar de crianças e adolescentes dando aulas para eles.

Ao começarem a namorar, Miles enxerga em Sarah uma nova forma de viver a vida. Porém o desenrolar de fatos do passado envolvendo o acidente de Missy acaba por afetar o seu relacionamento. Quando a identidade do possível assassino de Missy é revelada, uma enorme reviravolta toma conta da história, afetando diretamente Miles. Mas como o relacionamento dos dois sobreviverá a essa situação?

Nesse livro o Nicholas Sparks tenta ousar um pouco na sua forma de escrita, tornando o enredo mais próximo do policial. Um suspense se instaura logo no primeiro capítulo do livro: o motorista do caminhão que matou Missy resolve explicar o que realmente aconteceu naquela noite. pra isso começa um diário revelando aos poucos os seus sentimentos em relação ao acontecido e quem ele verdadeiramente é (sabemos que é um homem, pois ele revela isso logo nas primeiras linhas, não é spoiler). 

O livro é narrado ora sob o ponto de vista do misterioso motorista, em primeira pessoa, ora contando a história de Miles, o acidente com Missy e o desenrolar dos fatos, em terceira pessoa. Em um determinado ponto do livro, o romance fica em segundo plano, tendo o foco maior na parte policial de investigação. Como leitor ávido dos livros do Sparks, senti que nesse livro o autor tenta sair da zona de conforto e do formato utilizado na maioria de suas obras. O uso do elemento suspense em sua narrativa foi uma novidade para mim, e que me agradou bastante. Me surpreendi com um livro que mesmo não focando no romance em si, me prendeu bastante.

Recomendo a todos os que gostam dos livros do autor e pra quem gosta de um bom romance policial.





3 comentários:

  1. Oi, Marcos!
    Nos últimos livros do Sparks que li, percebi essa 'mudança' nos enredos e até que gostei bastante.
    Vou esperar uma superpromo no submarino e comprar Uma curva na estrada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Romance policial!!! YAY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Apaixonada.
    E como sou apaixonada pleo Sparks, decidi que NECESSITO desse livro. Tô meio ausente da leitura do Nick, mas acho que vou aprovar essa curva que ele deu para o lado do suspense.
    Adorei a resenha Marcolino! <3

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  3. Confesso que depois que li uns livros do Nicholas com um final que detestei, parei de lê-los, mas quando ouvi que esse livro tinha um teor mais policial,mais superação... resolvi dar uma chance e não me arrependi...ameiiiiiiiii..
    adorei sua resenha.pois vc ressaltou partes importantes do livro, aguçando a curiosidade dos leitores que não leram ainda. parabéns

    ResponderExcluir