quarta-feira, 5 de junho de 2013

[RESENHA] Laços Inseparáveis de Emily Giffin

Editora: Novo Conceito
Páginas: 445
Publicação: 2012

Marian Caldwell tem 36 anos, é uma mulher independente, que mora sozinha na cidade de Nova Iorque. Produtora de um seriado de TV, possui um relacionamento estável e acredita que sua vida está equilibrada e que está onde sempre sonhou. Kirby Rose é uma garota de 18, do interior dos EUA, que recém terminou seus estudos na high school e resolve fazer uma viagem que modificará sua vida, em busca de respostas. Numa noite, a campainha do apartamento de Marian toca e eis que quem está do outro lado da porta é Kirby. Mas o que ela está fazendo ali? O que a fez realizar uma viagem tão longa em busca de Marian? Essas duas mulheres tem algo em comum? Se sim, o que?

Para Kirby essa será uma jornada de auto-conhecimento e de amadurecimento, que mexerá com seus sentimentos, sua visão de mundo e com seus familiares e pessoas ao seu redor. Um novo mundo se abrirá, com novas possibilidades, mas com um terreno delicado de se caminhar. Para Marian algo do passado ressurge, modificando sua rotina atual e fazendo-a rever conceitos e sentimentos guardados. Reviravoltas ocorrerão em sua vida, colocando-a em teste e fazendo-a refletir sobre seus valores e suas atitudes.

Laços Inseparáveis conta a história dessas duas mulheres. Não posso revelar mais da história, pois esse encontro acontece logo no início do livro e é o que norteia todo o enredo. Revelar esse acontecimento seria spoiler e, por isso, a resenha ficará um pouco mais curta.

O livro é narrado sob o ponto de vista de cada uma das duas personagens centrais, alternando-se os capítulos entre ambas. A narrativa de Giffin é uma delícia de ser lida. Ágil, precisa e ao mesmo tempo leve e de leitura muito rápida. É impossível largar o livro depois que você começa a lê-lo. O título tem muito a ver com a moral da história, no sentido de que uma vez que nos relacionamos com alguém, isso fica guardado para sempre em nosso destino. As duas personagens principais são bem construídas, ambas com personalidades fortes e com diferentes olhares por sobre as situações.

Recomendo a leitura para quem quer ler um romance leve, divertido e que ao mesmo tempo traz debates sobre a maneira como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo a nossa volta.




4 comentários:

  1. Eu comecei a ler e não parei até terminar. é muito bom, como todos os livros da Emily. Agora odiei a tradução do título. Gostei mais em inglês.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Marcos! Estou ansiosa para ler Laços Inseparáveis! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!
    Eu li e também gostei muito. A Emily é tudo de bom!!
    Resenha show!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só li dois livros da Emily Giffin (e os dois são favoritos, O Noivo da Minha Melhor Amiga que é meu <3 e Presentes da Vida), então conheço um pouco desse jeito dela de trazer questões pertinentes na vida das pessoas, mas de forma leve, que flui bem.
    Adoro acompanhar histórias sob dois ou mais pontos de vista - saber o que acontece paralelamente (coisa que eu sempre tenho curiosidade) e saber o que passa na cabeça da outra parte enriquecem ainda mais um livro pra mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir