sexta-feira, 18 de julho de 2014

[RESENHA] No Limite da Ousadia (Pushing The Limits #2) de Katie McGarry

Editora: Verus
Páginas: 420
Publicação: 2014

Beth Risk é uma jovem durona, tatuada e cheia de piercings. Com graves problemas familiares, ela tem que cuidar da mãe, viciada em drogas e com seu relacionamento extremamente conturbado com seu padrasto, que bate em ambas e tenta matá-las a todo custo. Quando a polícia invade a sua casa e encontra drogas ilícitas escondidas no local, após uma briga muito séria envolvendo os três, ela assume o crime para manter a sua mãe fora da cadeia. É quando seu tio, Scott, resolve assumir sua criação e a leva para morar consigo e com sua atual esposa, numa cidade do interior. Em virtude de tudo o que passou, Beth se fecha para o mundo e para o seu tio, com o qual ela tem problemas familiares do passado. Scott é jogador de beisebol famoso e isso o torna uma espécie de celebridade local. Todos os garotos que jogam o mesmo esporte no colégio da cidade o admiram, inclusive o rebatedor e o mais popular do colégio.

Ryan é um jovem de 17 anos, filho de um dos casais mais influentes da cidade. Jogador de beisebol, ele é o melhor em campo, o craque do colégio. Todos os esforços de seus pais fazem dele o menino de ouro, o garoto que sempre tem que ganhar e que não pode perder ou errar em momento algum. Porém, Ryan esconde uma tristeza dentro dele: seu irmão mais velho e ídolo Mark foi expulso de casa ao se assumir como gay. Desde então, ele vem buscando contato com o irmão de alguma forma, mas nunca recebe retorno, o que o deixa extremamente magoado. Ryan também sofre muitas pressões por parte de seus pais para ser perfeito. Ele se esforça muito para ser um jogador de beisebol profissional, mas não sabe se isso é realmente o que ele quer ser ou se faz isso apenas para manter a felicidade dos pais, que vem enfrentando um relacionamento cada vez mais desgastado. Dividido entre o beisebol e a escrita, sua verdadeira paixão, ele não sabe se irá para a faculdade ou para a Liga Profissional quando terminar seus estudos.

Os amigos de Ryan gostam de desafiar uns aos outros para conseguir conquistar as meninas da região. Em um desses desafios, em uma lanchonete, Ryan tem de conseguir o número de telefone da próxima menina a entrar no estabelecimento. Logo uma garota tatuada, com pinta de durona, entra e ele se vê em uma enrascada, mas não desiste.

O que começa como uma aposta, acaba virando algo maior. Nenhum dos dois consegue tirar o outro do pensamento e a surpresa se torna maior quando Scott pede a Ryan para acompanhar a sua sobrinha, recém chegada à cidade. A partir de então ambos começam uma relação de gato e rato que envolvem o amadurecimento de ambos, os desdobramentos de seus problemas familiares e a total entrega ao amor. Porém essa possível relação encontrará obstáculos pelo caminho, uma vez que a família de Ryan quer, por interesses econômicos, que ele namore e case com Gwen e não aceitará que seu filho tenha interesse em uma ex-presidiária. Por outro lado, Beth descobrirá que Isaiah, seu melhor amigo, enxerga o relacionamento dos dois muito além de uma amizade...

No Limite da Ousadia é o segundo livro da série New Adult Pushing The Limits, que já tem 4 livros publicados nos EUA. A história de Beth e Ryan se mescla com a do primeiro livro, Echo e Noah. Beth é amiga de Noah e o casal aparecem nesse segundo livro, como coadjuvantes. Não há necessidade de ler o primeiro livro para conseguir compreender a história, pois são independentes. Eu não li o primeiro, No Limite da Atração e, mesmo assim, peguei pouquíssimos spoilers da história.

A narrativa da Katie McGarry é deliciosa e muito leve. Pode ser lida sem problemas e, mesmo o livro tendo mais de 400 páginas, a história flui na sua mão, num piscar de olhos. As cenas de sexo são complementos ao romance original e não há descrições detalhadas ou exacerbadas, como em outros livros do gênero. O romance é o foco maior e a maneira como ele foi desenvolvido me agradou bastante.

Outro ponto positivo foi a abordagem da relação entre Ryan e Mark. Gostei da forma como a autora evoluiu a visão dos personagens sobre as coisas e como deu o desfecho a cada um dos envolvidos no plot inicial. Mark tem uma história maravilhosa e, mesmo não sendo a principal nem o foco do livro, vale a pena ficar atento a ele durante a leitura. Há também a relação de Beth com seu tio e a maneira como as mágoas são trabalhadas e explicadas ao longo do tempo, fazendo a personagem viver uma gradação de sentimentos para com isso.

Recomendo a todos que gostem de livros do gênero e que queiram ler um bom romance.

8 comentários:

  1. Oi, Marcos!

    Eu não li o primeiro livro desse companion também. Mas tenho vontade de ler esses livros. Dizem que são YA e não NA como falam. Gosto quando o romance profundo é complemento e não o prato principal de livros rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de um bom romance, esse deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler New Adult. Já li vários elogios sobre essa série. Gostei muito da descrição dos personagwns e doa temas abordados. Quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda nem li o primeiro livro e já temos o segundo para ler, que coisa hein, eu adorei a sua resenha, eu curto muito quando os livros de uma série são independentes, mas mesmo assim prefiro ler na ordem, No limite da ousadia para ser muito bom, e eu pretendo ler ele o mais breve possivel.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos.
    Li No limite da atração e gostei muito. Agora estou super curiosa para ler No limite da ousadia e conhecer a história de Beth =)
    Que bom que Eco e Noah aparecem, mesmo que seja um pouco.
    Adorei a escrita da autora e acho que não ter nenhum problema com esse livro, mesmo que sejam 400 páginas. É ótimo saber que as cenas hots não são escancaradas isso é um imenso ponto positivo. =)

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito do gênero, mas achei o enredo bem interessante, e não Curti essa capa.

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro esses dias e olha... Perfeito. Achei que a capa e o título não competem muito bem com o tema do livro e isso pode afastar alguns possíveis leitores.

    Abraços,
    http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos...Sou uma super fã deste gênero, e apesar de ainda não ter lido nada da autora e nem o primeiro livro , tenho muito interesse em realizar a leitura pois muitas pessoas já me indicaram e muitas resenhas positivas li.
    Abraço....

    ResponderExcluir